Turismo: o que é, tipos, importância, no Brasil

Turismo: o que é, tipos, importância, no Brasil

Em muitos casos, como os de cidades em que a movimentação de visitantes é intensa, a criação de infraestrutura urbana ou a renovação e manutenção daquela já existente podem representar melhorias diretas à população. As regiões de Foz do Iguaçu (Paraná) e Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul) também são consideradas destinos nacionais. Na atualidade, despontam-se como novos polos de interesse de turistas no país as regiões da Floresta Amazônica e do Pantanal.

Foi no ano de 2003 que o MTur foi oficialmente instalado no país, ficando responsável por cuidar exclusivamente de questões atreladas ao turismo. Suas atribuições se mantêm, e hoje, entre suas missões, está a promoção de um turismo sustentável e mais inclusivo. O final do século XX foi um período de bastante instabilidade política e econômica do Brasil, afetando as atividades relacionadas ao turismo. O cenário econômico fez com que, apesar da intensa entrada de turistas estrangeiros no país, as receitas ficassem muito abaixo das despesas geradas nesse setor|2|.

Afinal, viajar é uma das melhores coisas da vida e, para que possamos fazer isso sem prejudicar a natureza e valorizando aqueles que dependem desse tipo de atividade, o turismo sustentável é uma ótima saída. Um dos focos da campanha era justamente o turismo mais próximo à natureza, explorando as belas paisagens existentes em nosso país, principalmente em locais que ainda são pouco conhecidos, ajudando a movimentar a economia local. Ainda pouco se ver do governo federal quanto à incentivos valorosos para fortalecer o turismo sustentável. Já o turismo responsável pode confundir muita gente devido à sua semelhança com o turismo sustentável.

No Brasil, os dois estados mais procurados por turistas são Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam diversas atrações turísticas e são polos econômicos importantes do país. Destacam-se, ainda, os estados do litoral nordestino, como Bahia e Pernambuco, e o turismo histórico em Minas Gerais. No mundo, a atividade é muito forte nos Estados Unidos e nos países da União Europeia, sendo essas regiões as maiores receptoras de turistas em escala mundial. Turismo é uma atividade econômica caracterizada pelo deslocamento de uma pessoa ou de um grupo de pessoas de seu ambiente familiar em direção a outra localidade (cidade, estado ou país) com o objetivo de satisfazer necessidades pessoais ou de negócios. Essas necessidades pessoais correspondem ao descanso, ao lazer, a questões de saúde, à religião e outras motivações. Para além do deslocamento propriamente dito, o turismo engloba também todas as atividades, passeios, serviços e os gastos que são realizados no percurso e no lugar de destino.

O que falar sobre o turismo?

Dentre as atividades relacionadas ao ecoturismo, Borges destaca a tirolesa, a cavalgada, a boia-cross, a espeleologia, a observação de fauna e flora e o rafting. No período contemporâneo, o turismo enquanto atividade econômica é um dos setores de maior crescimento no mundo. A principal explicação para esse cenário está relacionada ao aumento do poder aquisitivo da população, no caso específico desse contexto histórico, da burguesia europeia, que permitiu o crescimento do interesse na prática das atividades turísticas.

Cintra ministrou a palestra “A Importância do Turismo”, direcionada aos empresários e gestores públicos do turismo. “Para potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região”, destacou.

O turismo tem grande importância na economia mundial, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e principalmente a necessidade de criação de novos empregos. Os visitantes estrangeiros vêm sobretudo de países sul-americanos, como Argentina, Chile e Paraguai, mas também de outras localidades, como dos Estados Unidos. O turismo internacional, entretanto, representa uma parcela muito pequena dessa atividade no Brasil, predominando Catamarã Biotur para Morro de São Paulo o turismo doméstico. O turismo é uma atividade econômica que tem ganhado mais espaço na economia internacional e doméstica dos países de todo o mundo, contabilizando uma participação cada vez maior na arrecadação de receitas e na composição do Produto Interno Bruto (PIB). Nos anos 2000, o Brasil começou a receber mais de 5 milhões de turistas ao ano, com queda em 2002 e rápida recuperação nos períodos posteriores, principalmente a partir de 2003.

Diversas cidades brasileiras que vivem da agricultura, pecuária, indústria e comércio apostam também no Turismo. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) articula e incentiva, por meio do Programa Minas Recebe, parcerias com agências e operadoras de receptivo locais. Um dos resultados desta ação são roteiros desenhados com o objetivo de tornar a experiência do turista mais proveitosa e cada vez mais segura. Podemos citar a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, em que os turistas podem visitar paisagens de tirar o fôlego, como grutas, cavernas e lagos, e entrar em contato com a comunidade local.


Publicado

em

por

Tags: