A importância da indústria automobilística no Brasil

A importância da indústria automobilística no Brasil

Pense no carro conceito como as peças de grife que são apresentadas nos desfiles de moda. O intuito destes eventos é apresentar as tendências que farão parte das coleções das próximas estações. Dessa forma, esses veículos vão representar ideias e visões da marca para um ou mais de seus modelos do futuro. https://atendimentognv.com.br/ A Rota 2030 de Mobilidade e Logística é uma proposta do Governo Federal para o investimento em pesquisa de novas tecnologias para o setor automobilístico. O objetivo é fornecer incentivo fiscal para que nos próximos 10 anos as montadoras de veículos trabalhem com tecnologia 100% brasileira.

Recentemente, a montadora apresentou dois modelos conceito que prometem mudar a interação homem-carro. Ambos se baseiam no uso de inteligência artificial para tornar a experiência de condução ainda mais confortável e prazerosa. Contudo, esse conceito de IA apresentado pode aparecer nos veículos da marca de forma adaptada. Vários itens apresentados não são produzidos de fato, sendo apenas divulgados para contextualizar a visão da marca para seus veículos. “Se deixar o carro com o manobrista, será que o dono do carro vai se lembrar de tomar todos os cuidados quando receber o carro de volta?

Menos automóveis e mais pedestres nas cidades pode transformar uma cidade, fortalecer as relações de vizinhança e de solidariedade. Permite ajudar a reduzir problemas de saúde vinculados ao sedentarismo, à poluição atmosférica tais como doenças respiratórias e cardiovasculares e a proporcionar maior segurança no trânsito e maior segurança pública. De acordo com Renato Franklin, CEO da Movida, a empresa foi ágil, logo se adaptou às mudanças provocadas pela pandemia e, hoje, oferece várias outras opções além do aluguel eventual, diário, e das assinaturas mensais. Mesmo durante quarentena, por exemplo, foram lançados novos produtos, como o aluguel de um seminovo por um ano e o aluguel de um 0-km por 12, 18, 24 ou até 36 meses. Já Paulo Miguel Jr., presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), vê um horizonte mais definido.

Qual é a importância dos automóveis?

Ou seja, o motorista só precisa pensar em seu trajeto e o carro o levará automaticamente até ele. Veja abaixo mais detalhes sobre as ideais da marca para seus modelos dos próximos anos. Por tudo isso, quem tem um veículo em mãos precisa ficar atento a todos os detalhes.

As montadoras que investirem em tecnologia nacional serão premiadas com subsídio do governo e redução no imposto de renda. Olhando em uma visão panorâmica, a indústria automobilística ainda contribui para os setores de oficinas autorizadas, auto centers, borracharias e até mesmo oficinas mecânicas de pequeno porte. Para quem é proprietário de veículo, esses serviços são essenciais para manter a segurança no trânsito. Esse número representa um veículo a cada dois brasileiros, sendo pouco mais de 59 milhões e 242 mil o total de carros, quase 54% de toda a frota nacional.

Além disso, a indústria de transformação é um dos maiores geradores de empregos e de novas perspectivas ao mercado. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a indústria de transformação é que mais investe em inovação, com 69% do investimento empresarial em pesquisas e desenvolvimento no Brasil. Um dos principais motivos que fizeram o setor automobilístico balançar durante a paralisação devido a pandemia, é a crise dos semicondutores, mais conhecida por “crise dos chips”.

Durante o governo de Kubitschek, foi dado às indústrias brasileiras condições de desenvolver automóveis com tecnologia brasileira. Além de ser um setor que supre necessidades do mercado, contribui para o crescimento de outras empresas, dentre elas, as empresas do segmento de borracha. Os impactos da redução do uso de carros são muitos e atravessam diversas esferas sociais.

Caso a meta seja alcançada, a indústria terá a oportunidade de abater até 12% do valor em imposto de renda. O governo irá conceder até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário se a indústria automotiva investir ao menos R$ 5 bilhões anualmente em pesquisa. O Rota 2030 é um programa governamental, aprovado em 2018, que propõe incentivos fiscais ao setor automotivo.


Publicado

em

por

Tags: