A integração do cinema brasileiro nas escolas, universidades e outros espaços educativos pode aumentar a conscientização e a lembrança do cinema nacional. Examinar essas políticas, bem como as estratégias de financiamento disponíveis, é essencial para entender o cenário atual do cinema brasileiro. Ao fazê-lo, é possível identificar oportunidades de apoio e crescimento, bem como abordar as lacunas que podem estar impedindo o florescimento pleno desta indústria. Essa breve apresentação é um convite para embarcar numa viagem emocionante para descobrir a importância de elevar o cinema brasileiro. É uma exploração de sua evolução, seu papel na sociedade e como sua maior valorização pode ajudar a sustentar o cinema brasileiro para um público global.
Quais são os tipos de filmes?
Sentimental Value, sexto filme de Trier, se passa em uma bela casa histórica em Oslo, capital da Noruega, projetada para ser parte essencial da narrativa. A capacidade de Trier de se comunicar com gerações mais jovens já havia sido estabelecida com seu último longa, A Pior Pessoa do Mundo, sucesso em Cannes em 2021, que rendeu a Reinsve o prêmio de melhor atriz e duas indicações ao Oscar. Fitzcarraldo é talvez a obra mais famosa e consagrada do alemão Werner Herzog – e também uma das que mais renderam histórias de bastidores. Herzog levou três anos para terminar o projeto e passou por todo o tipo de problema, como chuvas torrenciais e membros da equipe doentes (o primeiro ator escalado para estrelar o filme ficou tão mal que abandonou a produção no meio do set).
Os filmes além de geradores de prática social exercem um grande fascínio e identificação, desde sua criação pelos irmãos Lumière, até os dias atuais, inde invertem-se fortunas nas produções dos chamados blockbuster, que arrastam legiões de fãs as salas de cinema mundiais. No entanto, o que muitos ignoram, é que além de um entretenimento os filmes também são valiosos documentos históricos, que pode enriquecer as pesquisas hiostoriográficas, quando aproveitado em sua totalidade. Existem alguns filmes que tratam de questões complexas, retratam a realidade de maneira crítica e nos fazem refletir sobre um determinado assunto, geralmente de cunho social, como a realidade da mulher periférica em “Baronesa” (2017), de Juliana Antunes. Muitas pessoas que têm contato com o filme podem refletir a respeito das diferenças que assolam nosso país. Alguns verão como a realidade em uma comunidade é diferente da sua, outros podem se identificar e possivelmente encarar a realização do filme positivamente, por possibilitar um alcance maior do que precisa ser visto e pensado.
Assim, se compreende o cinema a partir dessa relação dialética com as convenções. Periodicamente se estabelecem padrões que tendem a ser aceitos e replicados até que passem a ser contestados, de forma teórica ou prática, terminando por serem repactuados novos padrões que seguirão o mesmo caminho de forma mais ou menos acelerada. Se estabelece, pois, uma relação paradoxal entre as convenções e a arte. Sem as convenções sequer seria possível identificar propriamente uma história do cinema. Sem a negação das mesmas convenções, o cinema seria previsível, sem graça. Em resumo, o cinema é livre para ser aquilo que ele bem entender – mas nem tanto.
O prêmio principal, que é o de melhor filme, concorre à Palma de Ouro. Nesta categoria, disputam 19 produções, porém esta não é a única chance de um filme ser premiado. Há o Grand Prix para a obra que manifesta a maior originalidade ou espírito de pesquisa, e o Prix du Jury (Prêmio do Júri). Há prêmios ainda para interpretação masculina e feminina, assim como para melhor direção e roteiro. Importância social do cinema Cinema é uma importante fonte de reflexão social. Até mesmo histórias fictícias representam aspectos importantes da sociedade.
Quais são as principais ações do cinema?
O cinema não é apenas uma prática social, mas um gerador de práticas sociais, ou seja, o cinema, além de ser um testemunho das formas de agir, pensar e sentir de uma sociedade, é também um agente que suscita certas transformações, veicula representações ou propõe modelos. […] o cinema não é apenas uma prática social, mas um gerador de práticas sociais, ou seja, o cinema, além de ser um testemunho das formas de agir, pensar e sentir de uma sociedade, é também um agente que suscita certas transformações, veicula representações ou propõe modelos. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente.
Por que assistimos filmes?
O roteirista, por sua vez, é responsável por desenvolver a história e os diálogos do filme. Ambos os profissionais trabalham em conjunto para criar uma visão única e coerente para o filme. O cinema abrange uma ampla variedade de gêneros, que são categorias que agrupam filmes com características semelhantes. Alguns dos gêneros mais populares incluem ação, comédia, drama, ficção científica, terror e romance.
Esta informação é reveladora, pois muitos professores utilizam o dito filme história em suas aulas, sem nunca terem refletido sobre o significa do termo e se sentem satisfeitos com o conceito baseado no senso comum que estabeleceram. Atualmente Bollywood é a maior indústria cinematográfica do mundo, seu nome é uma mescla do já conhecido Hollywood com o B de Bombay (hoje, Mumbai), pois foi nesta cidade banhada pelo Mar da Arábia que esta indústria começou. Bollywood produz filmes de todos os gêneros e sua principal formula é uma boa trama, música, coreografia, romance tem conquistando fãs no mundo todo. No entanto, Hollywood ainda produz o que mais se consome ao redor do mundo, principalmente, os chamados blockbusters[6]. Para o mundo cinematográfico a expressão blockbuster é usada para definir filmes com grandes produções, campeões de bilheteria, filmes que o público em geral gosta, e que em grande maioria recebem muito investimento e tem uma ótima campanha de marketing. Uma presença maior de filmes brasileiros em salas de cinema e plataformas de streaming também é crucial.
Como ferramenta de transformação, o cinema colocou classes sociais diferentes em uma mesma sala, mostrou realidades a um público muitas vezes alheio, reforçando ou questionando percepções até que fosse entendido que a arte reflete, sim, a vida. Em entrevista a Revista Época (edição de ), Walter Salles Júnior afirmou que o papel principal do cinema “é gerar uma memória de nós mesmos”, refletir o retrato de uma sociedade num dado momento. O cinema constitui-se em um dos modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea.
Gêneros cinematográficos – Categorias em que os filmes são classificados com base em suas características temáticas e estilísticas, como ação, comédia, drama, terror, entre outros. Blockbuster – Filme de grande sucesso comercial que atrai um grande público aos cinemas. Cinema – Arte de produzir imagens em movimento que criam a ilusão de um mundo em movimento. É um dos festivais de cinema mais reconhecidos e divulgados do mundo. Foi criado em 1946 e acontece todos os anos no mês de maio na cidade de Cannes, na França. Em 2025, o festival vai ser o primeiro a exibir aguardados filmes como Missão Impossível – Acerto Final, estrelado por Tom Cruise; O Esquema Fenício, com Benicio del Toro, Scarlett Johansson, Tom Hanks e Benedict Cumberbatch; e The History Of Sound, com Josh O’Connor.
O último gênero apresentado é o SUSPENSE, nestes filmes o mais importante é “o mistério a ser desvendado, as situações envolvendo peripécias não previstas pelo espectador” (IDEM). Este tipo de filme busca causar no espectador a tensão e um susto repentino. O cinema também desempenha um papel importante na revenda iptv pos pago luta por representatividade e diversidade.
É aí que o cinema deixa de ser apenas linguagem estética para se tornar estratégia política, econômica e territorial. A utilização de filmes como formas pedagógicas em salas de aula, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio o olhar. Além de possibilitar a liberdade ao aluno de pensar e de aprender de um modo diferente. A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes. O filme possui uma linguagem própria, que combina elementos visuais, sonoros e narrativos para contar uma história de maneira única. A linguagem cinematográfica inclui técnicas como enquadramento, iluminação, edição, trilha sonora e atuação, que são usadas para transmitir emoções, criar atmosferas e transmitir mensagens.
Como um mestre da narrativa, este é alguém que munido de um método, resgata da documentação empírica as “chaves” para recompor o encadeamento das tramas sociais (PESAVENTO, 1995, p.12). Através desta questão que foi levantada por Severo, percebemos que filme histórico, é aquele que faz uma reflexão, que levanta questionamentos sobre a sociedade que o produziu e a sociedade que a narrativa fílmica busca representar. Então, dessa forma compreendemos que todo filme pode ser histórico, desde que o professor compreenda este conceito e auxilie na construção do olhar do aluno para tal obra, através de métodos que primem pela reflexão.