Urbanização: o que é e características do processo

Urbanização: o que é e características do processo

Existe uma clara conexão entre a densidade de uma dada região urbana e a quantidade de transporte dentro desta região. Transporte de boa qualidade – que inclui desde uma malha de transporte público bem planejada até um sistema de vias públicas capazes de atender tráfego com eficiência – é muitas vezes procedida por desenvolvimento. Porém, este sistema eficiente de transportes pode ser arruinada quando esta região desenvolve-se demais, tornando-se mais densa que um dado limite. Embora as cidades que sejam planejadas desde o começo – como no caso de Brasília – os planejadores são importantes em planejar o crescimento destas cidades.

Mas, para isso, falta uma harmonização na Constituição Brasileira entre o plano diretor e o relatório de impacto do meio ambiente para que não ocorram barreiras à execução dos objetivos propostos nos planos diretores. Algumas cidades são planejadas desde o começo, e embora nem sempre os resultados saiam como o esperado, evidências do plano diretor inicial muitas vezes permanecem. Algumas das cidades planejadas de maior sucesso consistem de células que incluem parques e espaços abertos, repetindo por várias vezes esta célula. Muitas vezes cada célula possui monumentos e características únicas, tornando as células diversas entre si. Estas diferenças ajudam a instituir um “senso de lugar” na cidade, enquanto as similaridades das células fazem cada lugar da cidade familiar aos habitantes da cidade. Por outro lado, se um plano diretor inclui propostas para a solução ou minimização de certos problemas da cidade, tal plano geralmente tende a receber maior apoio da população.

Hoje, qualquer uma das mais ricas cidades do mundo – como Nova Iorque , Tóquio (Japão) ou Londres – são, sozinhas, mais poderosas (econômica, política e culturalmente) do que a soma de dezenas de países pobres no mundo. A questão da penetração da natureza nas cidades não precisa necessariamente vir acompanhada de perda de espaço para as pessoas. Existem processos de adensamento controlado, de média densidade, que podem ser implementados para que haja ganho de qualidade sem perda da urbanidade. Eu procuro trabalhar com a ideia de equilíbrio entre a urbanidade e a questão da natureza. Promover o adensamento populacional no entorno de eixos de transporte contribui para a criação de novas centralidades e, assim, para uma distribuição mais equilibrada da infraestrutura e dos serviços urbanos.

Planejamento urbano: equilíbrio entre natureza e urbanização

A URBANIZAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO

Computadores processam a informação que os planejadores analisam ao formar o plano diretor. Um plano diretor, plano compreensivo ou plano mestre, é um plano criado por um grupo de planejadores urbanos que projetos de casa tem impacto válido para toda a comunidade da cidade, por um certo período de tempo. Pistas de que a civilização humana têm trabalhado com planejamento urbano em escala limitada remonta a 3500 a.C.

Revolução Industrial[editar | editar código-fonte]

De modo geral, os problemas ambientais urbanos são maiores em comparação ao meio rural. Tempo necessário para a finalização de um programa de planejamento urbano é uma das críticas mais comuns. Alguns críticos e líderes políticos argumentam que os resultados de um dado plano diretor chegam tarde demais para solucionar corretamente os problemas que o plano estava destinado a corrigir.

Muitos historiadores consideram como pai do planejamento urbano o grego Hippodamus e suas teorias e ideias sobre o uso ideal da terra e da localização de ruas e edifícios nas cidades de Mileto e Pireu. Dessa forma, segundo a arquiteta Laís Leão, é necessário entender que o planejamento urbano é determinante para a vida nas cidades. “As pessoas precisam se envolver nas decisões que vão determinar o dia a dia delas, a forma na qual elas vivem e se deslocam”, destaca a profissional.

Função das cidades

Examinadas historicamente, várias cidades, atualmente consideradas como uma das mais belas do mundo, são o resultado de restritos planos diretores. Planejadores urbanos precisam ter influência sobre a comunidade, e o desenvolvimento físico desta. Isto é possível através da municipalidade e o poder desta de fazer com que as leis de zoneamento e regras sobre a construção de casas e prédios sejam efetivamente cumpridas pela população em geral.

Temos que desenvolver modelos de negócios baseados em evidências científicas, que mostrem que os benefícios e valores desses tipos de solução são melhores do que os de estrutura cinza, e que justificam economicamente um investimento. É possível compreender que o termo designa o ato de planejar, organizar ações e tarefas com a utilização de métodos adequados para atingir determinado objetivo – nesse caso, o desenvolvimento sustentável das cidades. A verdade, contudo, é que na prática essa noção muitas vezes desaparece em meio a aspectos mais palpáveis, como segurança e trânsito, tornando-se intangível para a maioria das pessoas. A natureza da urbanização nos países desenvolvidos caracterizou-se pelo desenvolvimento lento e bem estruturado, sobretudo na Europa, Estados Unidos e Japão. Durante o século XVIII, a mineração na região da Minas Gerais fomentou a urbanização naquele território.


Publicado

em

por

Tags: