Tipos de Panelas: Os Principais Modelos Utilizados na Cozinha

Tipos de Panelas: Os Principais Modelos Utilizados na Cozinha

A análise do metal foi realizada em espectrômetro de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado. Os resultados demonstraram transferência desprezível do Al para alguns alimentos, sendo que a maior transferência ocorreu no preparo de molho de tomate (baixo valor de pH), na panela sem revestimento. Um cardápio preparado com todos esses alimentos para as duas refeições diárias, mostrou que a massa de Al incorporada pelo alimento corresponde a 2% do limite de ingestão diária de Al (1 mg/kg de peso corporal/dia), considerando-se um indivíduo de 60 kg. Assim, conclui-se que o uso de panelas de alumínio no preparo de alimentos praticamente não interfere na ingestão total do elemento para o ser humano.

• Não preparar nem guardar alimentos muito ácidos, como o molho de tomate e o iogurte. O Thermopoint é uma tecnologia usada pela marca, que indica quando a panela está no ponto para cozinhar os alimentos. As panelas Silit são fabricadas a partir do Silargan, que é uma liga de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia. O modelo de vidro é muito versátil e pode ir tanto ao fogão quanto ao freezer e micro-ondas. E o calor retido no vidro continua cozinhando os alimentos mesmo após desligar o fogo.

Além disso, preparar as próprias refeições é uma forma de cuidar da saúde e, também, de aliviar o estresse. A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores. A principal vantagem das panelas da Tramontina é que os seus kits, principalmente, apresentam ótimos custos e benefícios, assim permitem sua acessibilidade por pessoas de diversas classes sociais e preferências. Afinal, na internet há várias dicas de conservação que ajudarão a preservar sua panela de barro.

Panela Le Creuset (Design inovador e moderno)

Com o tempo a marca evoluiu e começou a produzir muito outros utensílios, inclusive itens industriais, muito usados na hotelaria. A Oxford vem surpreendendo o mercado brasileiro nos últimos anos com as suas linhas de panelas cerâmicas e de porcelana. A empresa é reconhecida por prezar pelas inovações tecnológicas, e isso se reflete diretamente na qualidade dos produtos. Seguras, atóxicas e resistentes, as panelas Silit também possuem valor elevado, mas a qualidade compensa o investimento.

Designs e estilos de panelas

Espessura das panelas

Cabe ressaltar que o antiaderente é usualmente aplicado sobre uma base de alumínio, evitando que ele seja transferido aos alimentos. O alumínio, por sua vez, também esteve envolvido em polêmicas relacionadas à saúde. O que se pode dizer é que não é um nutriente e que pode favorecer Mister Cozinha a anemia por deficiência de ferro. Portanto, não é aconselhado a pessoas com insuficiência renal e, segundo alguns estudiosos, por portadores de demência e de doenças ósseas. Na cozinha, a melhor indicação de uso para as panelas de alumínio é a fritura por imersão.

Não é tudo a mesma coisa e cada material ou formato pode definir o sucesso do seu prato, assim como a praticidade na hora da preparação, aproveitando ao máximo os alimentos. 3.1.8 Ferro em louça ou esmaltado que cumpra com as exigências estabelecidas para “Embalagens e equipamentos de vidro e cerâmica destinados a entrar em contato com alimentos” aprovadas pela Resolução correspondente. Existem modelos de alumínio revestidas em cerâmica, o que as torna muito mais baratas e acessíveis, assim como também existem modelos totalmente fabricados em cerâmica. Essa panela, que pode ser feita em alumínio ou inox, possui revestimento antiaderente, conhecido popularmente como Teflon. Ela é alta, possui alças e tampa e o seu uso é semelhante ao da caçarola, já que ambas possuem capacidade de cozimento mais lento.

Tenha em mente que, dependendo dos preparos que você quiser fazer, existem tipos de panelas mais apropriados. Entre as desvantagens estão a distribuição do calor (que pode fazer com que o alimento queime se a atenção for desviada), além de serem caras e pesadas. Concluindo, as diversas opções de panelas não dizem respeito apenas ao preço ou estética, cada uma delas têm especificidades. Entre tantas opções, o melhor é estar por dentro de qual escolher para cada situação visando um melhor resultado para a comida e para o bem-estar. Você sabe quais os tipos de panela existentes e suas vantagens e desvantagens?

“Esse modelo de panela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, que aumentam a migração do níquel. Panelas de inox não são indicadas para fazer frituras porque esse procedimento aumenta a migração de níquel da panela para o alimento”., alerta Cátia.


Publicado

em

por

Tags: