O que é um psicanalista: o que faz esse profissional

O que é um psicanalista: o que faz esse profissional

Outras atividades dessa profissão podem ser ministrar aulas, realizar pesquisas, coordenar equipes de estudo, realizar palestras e eventos, oferecer consultoria para empresas e fazer coaching individual ou em grupos. Os atendimentos acontecem em um ambiente reservado para que o paciente se sinta seguro em compartilhar seus sentimentos e pensamentos de forma aberta e clara com o psicanalista. A psicanálise se tornou uma das teorias mais importantes do século XX. Ela também foi muito contestada e, até hoje, é vista com desconfiança por muitas pessoas. Suas críticas levaram à criação de novas correntes da psicanálise, como as fundadas por Jacques Lacan e Carl Jung.

Assim, ele está apto a ministrar aulas, supervisionar profissionais, formar outros psicanalistas, criar cursos profissionalizantes e aplicar treinamentos. A pós-graduação em Psicanálise pode ser encontrada em diferentes níveis de ensino, abrangendo a especialização, mestrado e doutorado. Dessa maneira, o curso, neste grau de formação, pode contar com durações variadas, incluindo possibilidades de 6 meses a 4 anos. A psicanálise faz sentido para todas essas situações, por certo, sua contribuição vai além disso.

Assim, o psicanalista pode até “concordar” com a ideia do paciente buscar ajuda de um psicólogo, por exemplo. Isso porque desta forma ele estaria passando um diagnóstico, o que ele não pode fazer. Os cursos de psicanálise oferecidos costumam ter a duração entre 200 a 300 horas, variando de acordo com a segmentação escolhida.

Psicanalista, o que faz esse profissional de saúde?

O profissional conversa com o paciente, sem ressaltar assuntos ao longo da conversa. Para estudar na Sociedade de Psicanálise de Brasília, o candidato que não tem formação nas áreas requeridas deve cumprir um estágio de 250 horas no primeiro ano de curso. A formação psicanalítica na Sociedade Psicanalítica do Recife é oferecida para médicos e psicólogos. Também no Rio de Janeiro está a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, disponibilizando formação para médicos e psicólogos, em média de 2 anos. Ao fim do tratamento, o paciente estará apto para vivenciar os acontecimentos do dia a dia com maior tranquilidade, se desprendendo de traumas, medos e anseios ligados ao seu passado. Por outro lado, a psicanálise deu origem a uma disciplina conhecida como psicoterapia psicodinâmica, que trata de fenômenos psicopatológicos como psicoses e neuroses, assim como outros tipos de psicopatologias.

Quem faz psicanálise pode atender?

Já nos primeiros módulos, o aluno tem acesso a conhecimentos que já vão contribuir para autoconhecimento e aplicações na vida pessoal e profissional. Seu papel é o da observação, do acolhimento, da aceitação do problema e da busca da solução. Quem se forma em Psicanálise não necessariamente tem um conhecimento formal em Medicina. Isso porque não é necessário ter cursado Medicina ou  Psicologia para exercer a profissão de psicanalista. Assim sendo, a recomendação de outros profissionais não é feita levando em consideração algum tipo de experiência prévia, mas um conhecimento muitas vezes leigo na área. Já o psiquiatra é um profissional que realizou faculdade de medicina e fez a sua especialização ou residência em Psiquiatria, a área que é capaz de diagnosticar e tratar doenças mentais.

Qual curso fazer para ser Psicanalista?

Porém, o inconsciente tem uma vida e linguagem própria que não se entende com a forma lógica que conhecemos. Convidamos você a vir estudar conosco no nosso Curso de Formação em Psicanálise, totalmente on-line, com o valor mais acessível do mercado. Nossa finalidade não é lucrativa, mas sim promover o saber psicanalítico. É tarefa do profissional de Psicanálise acompanhar os resultados de suas intervenções e a evolução do caso proposto pelo paciente.

Yogaterapia: o que é e quais são seus benefícios para a saúde física e mental

Durante o período do estudo, são estudados os conceitos teóricos de Freud e de psicanalistas que deram continuidade ao seu trabalho, desenvolvendo outras vertentes. A partir daí surge o sofrimento e a necessidade de buscar respostas para se autoconhecer. Pode-se dizer que este método de terapia busca desvendar os mistérios intrínsecos de nosso ser.

Para tirar suas dúvidas, marque uma consulta para conhecer a psicanálise. Quando a abordagem da psicoterapia ou da psiquiatria não é do agrado, é provável que a psicanálise possa satisfazer as necessidades do paciente. Ou seja, os problemas são os mesmos dos tratados pelo psicólogo e o psiquiatra. A interpretação dos sonhos é feita para Psicanalise curso identificar pensamentos inconscientes. Como o conteúdo dos sonhos quase sempre é de difícil interpretação, o psicanalista procura encontrar símbolos e padrões que façam sentido em meio ao surreal. Já um psicólogo aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis.


Publicado

em

por

Tags: