O Que É Rinoplastia e Como Esse Procedimento Pode Transformar o Nariz e a Autoestima

Há pessoas que possuem asas nasais largas e grossas demais, a ponto de serem desproporcionais em relação à face,  e é nesse caso que esta espécie de cirurgia plástica no nariz é indicada. A cirurgia plastica no nariz pode ser feita para reduzir o tamanho ou largura, tanto da ponta, quanto dos ossos que formam o dorso do nariz, ou das asas nasais. Eles escolhem a cirurgia por uma série de razões, como melhorar o formato do nariz, aliviar problemas respiratórios, corrigir uma deformidade de parto ou lesão, ou levantar um nariz envelhecido e caído. No geral, a rinoplastia, além de ser bastante procurada, é um procedimento com uma taxa de sucesso alta. A avaliação é necessária para que cada caso seja cuidadosamente estudado, bem como o quadro de saúde do paciente e quais características do nariz podem ou não ser alteradas.

É claro que em casos corretivos, como defeito estrutural ou lesão, a cirurgia pode ser feita mais cedo, devendo o cirurgião esclarecer que, devido ao processo de crescimento, pode haver necessidade de uma rinoplastia secundária. Muitas pessoas procuram a rinoplastia para corrigir algumas características e deformidades nas narinas, como giba dorsal, ponta caída ou bulbosa e base larga. Por outro lado, há aqueles que vão em busca da cirurgia por questões de saúde, com o objetivo de respirar melhor. • O que fazer no dia da cirurgia (tempo de jejum, medicamentos, banho);• Informações sobre o tipo de anestesia a ser realizada durante o procedimento cirúrgico;• Orientações sobre os cuidados pós-operatórios. Pois é, a Rinoplastia é um procedimento que pode contar com técnicas distintas, ideais para atender cada demanda dos pacientes.

Cirurgia do Nariz

De um modo geral, por se tratar de um procedimento cirúrgico, a rinoplastia exige aplicação de anestesia, que pode ser intravenosa ou anestesia geral. Este artigo é apenas informativo e não cirurgia plastica valores substitui a consulta com um cirurgião plástico qualificado. Caso tenha interesse em realizar uma rinoplastia, busque um especialista membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para avaliação personalizada. Uma rinoplastia bem executada oferece resultados permanentes em termos de estrutura óssea e cartilaginosa.

Desse modo, os resultados ficam mais naturais, promovendo melhora na aparência, na funcionalidade e, principalmente, no bem-estar da paciente. Vale ressaltar que no pós-operatório é necessário que o paciente descanse por um período de 7 a 15 dias. Na preparação para uma cirurgia do nariz, o paciente deve comunicar ao médico quaisquer condições crônicas ou sintomas atuais, cessar o uso de tabaco para evitar complicações durante a cirurgia e na cicatrização.

SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA

Para garantir que o nariz está realmente fraturado, são solicitados exames como raio-X e tomografia. Caso a fratura seja confirmada, a cirurgia visa reposicionar os ossos, restaurando a simetria e a estética do nariz. Com a cirurgia, o médico vai alcançar o resultado ideal para o seu rosto e a sua anatomia.

Como é o pós-operatório da cirurgia de nariz?

A escolha de um cirurgião plástico para uma cirurgia do nariz deve considerar aspectos como a experiência profissional do médico, assim como a qualidade das instalações hospitalares, equipamentos e insumos. De posse dos resultados dos exames, o médico-cirurgião plástico da face será capaz de elaborar um plano de cirurgia, tendo em vista os objetivos da rinoplastia e as condições anatômicas e possibilidades de intervenção. Durante essa consulta, você discutirá seus objetivos, preocupações e expectativas em relação à cirurgia. O cirurgião fará uma avaliação completa do seu nariz e fornecerá recomendações personalizadas.

Um nariz arrebitado é o sonho de muitas mulheres que resolvem se submeter a uma rinoplastia. Por outro lado, é denominada “pendente” ou “pendurada” a columela que, ao contrário da retraída, se sobressai, sendo seu tamanho desproporcional ao tamanho do nariz como um todo. Enxertos cartilaginosos (cartilagem septal, cartilagem auricular, porção cranial dos ramos laterais das cartilagens alares) e retalhos musculares podem ser utilizados para correção da columela retraída. Caso feita de uma semana a 10 dias depois da lesão, a rinoplastia pós-traumática tem grandes chances de ser bem sucedida.

Com diferentes tipos de cirurgia é possível buscar cada vez mais por resultados perfeitos que vão satisfazer os pacientes e trazer melhorias para suas vidas. O que une técnicas modernas e eficientes, com o trabalho cuidadoso de profissionais especializados. Dessa forma, há casos de alterações na região da giba nasal, na base larga ou na ponta caída e bulbosa. Ou seja, mudanças que podem ajudar na autoestima do paciente, trazendo um resultado equilibrado para a face.

O resultado é um nariz mais equilibrado e natural, alinhado com as expectativas do paciente. Porém, há outros tipos de cirurgias, como a rinoplastia funcional, reconstrutiva ou pós-traumática, secundária e étnica, que podem ser indicadas em casos específicos. O nariz, por ser uma característica central do rosto, impacta diretamente na autoestima. No entanto, é impossível alterar a estrutura nasal por meios naturais, e a cirurgia oferece uma alternativa para quem deseja ajustar o dorso torto, quebrado, largo ou assimétrico. Cada nariz é único, e por isso o procedimento deve ser personalizado para atender às suas necessidades estéticas e, em alguns casos, funcionais.

O pós-operatório é um dos momentos mais importantes da cirurgia, afinal, é neste momento que o resultado do seu procedimento será definido. Se você não seguir todas as recomendações ou escolher um local que não oferece o suporte necessário, o resultado da cirurgia no nariz pode ser perdido. Para garantir uma boa recuperação, é fundamental seguir as orientações médicas, como repousar, evitar exposição solar e realizar lavagens nasais. Após um mês, o paciente pode retomar atividades físicas leves, desde que não envolvam risco de impacto na região nasal. Durante a alectomia, o cirurgião modifica a cartilagem alar para ajustar o formato das asas do nariz.

Conquiste o nariz bonito dos seus sonhos!

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil se tornou líder mundial em cirurgias plásticas no mundo. Em 2018, foram feitos 1,498 milhão de procedimentos, sendo a rinoplastia uma das mais procuradas. Dessa forma, estamos falando de um procedimento que busca resultados satisfatórios, mantendo traços harmoniosos na face do paciente. Por isso, é tão importante buscar um Especialista em Rinoplastia para garantir o sucesso da cirurgia. Alguns cirurgiões fazem esse procedimento, mesmo sabendo que o objetivo real da paciente, diminuir a espessura da pele, não será atendido.

Com a rinoplastia é possível modelar o dorso, reduzir a largura ou arrebitar a ponta, por exemplo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a  cirurgia plástica no nariz  figura entre os 6 procedimentos mais realizados em nosso país. A cirurgia funcional serve para corrigir problemas no nariz que afetam a respiração, como o desvio de septo e a carne esponjosa.


Publicado

em

por