Como funciona a classificação indicativa de filmes no Brasil GZH

Até porque, a “gravidade” da linguagem em um filme depende do contexto em que a produção está inserida. Assim, a forma em que as palavras são ditas e também se a linguagem utilizada é justíficável do ponto de vista Iptv teste grátis do enrendo de uma obra são fatores levados em conta ao avaliar esse componente. Além disso, se essa violência intensa for ao mesmo tempo realística e extrema (ou persistente), a produção já poderá receber a classificação R. Daí para frente, dependendo do nível de violência, uma temida classificação NC-17 já é possível.

Restaurante carioca é eleito um dos 50 melhores do mundo

Procurando por Round 6, por exemplo, é possível conferir o ano de estreia, o título original, o gênero, elenco principal, entre outras informações. No Brasil, essa análise é feita pelo Ministério da Justiça, que avalia o material e atribui a classificação mais adequada, considerando a legislação e os padrões culturais do país.

Vamos te mostrar como o sistema de classificação indicativa em vigor atualmente nos Estados Unidos funciona e também como ele afeta os filmes e a indústria do entretenimento como um todo. A Classificação Indicativa – ClassInd – é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). Já se formos levar em conta apenas valores arrecadados em solo norte-americano, o campeão é o drama erótico Último Tango em Paris (1972) , que arrecadou pouco mais de 36 milhões de dólares somente nos Estados Unidos. No final, O Exorcista foi um enorme sucesso de público, sendo a maior bilheteria de 1973.

Quanto a conteúdos recomendados somente para maiores de 18 anos tratando de violência, as cenas podem conter crueldade e apologia à violência. Dentro da temática de sexo e nudez, a Senajus permite cenas de sexo explícito ou cenas de forte impacto, como incesto ou necrofilia, enquanto na temática de drogas pode haver cenas de apologia ao uso de drogas, como uma cena de uma pessoa incentivando o uso. A classificação detalhada do que é permitido dentro de cada faixa etária pode ser conferida no guia disponibilizado pelo ministério. 12 é a mais popular por aqui, justamente por ser a que mais permite coisas. Segundo o documentário Este Filme Ainda Não Foi Classificado (2006), o números de filmes classificados com o temível NC-17 devido a presença de cenas de sexo é quatro vezes maior do que o números de produções que receberam a mesma classificação devido a presença de cenas de violência explicita. O documentário alega ainda, que filmes com conteúdo sexual de caráter homossexual tem ainda mais chances de receberem classificações mais altas do que filmes com o mesmo conteúdo, mas de caráter heterossexual.

Qual o significado do filme um clássico filme de terror?

Seu orçamento, assim como seu potencial comercial, já é limitado e, por isso, os integrantes do Motion Picture Association não teriam nenhuma preocupação ao dar a eles classificações mais altas, como NC-17 e R. Outra crítica recorrente em relação ao sistema de classificação da Motion Picture Association é que ele é mais tolerante com filmes produzidos por grandes estúdios do que produções independentes. Um caso clássico é o do filme O Exorcista, sobre o qual já falamos acima. Isso ocorreria, porque os estúdios são membros do MPA e são também responsáveis por sua manutenção, o que explicaria por seus membros tendem a “pegar mais leve” ao classificar esses filmes.

No caso de Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, a polêmica se deu em volta de uma cena em que o personagem de Fábio Porchat, o vilão pedófilo Cristiano, pede para ser masturbado por dois adolescentes. O Guia Prático Audiovisual prevê que “conteúdos em que um personagem se beneficia da prostituição de outro” ou nos quais há indução ou atração “de alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual” não são recomendados para menores de 14 anos, que era a classificação anterior. Caso a classificação seja de 18 (dezoito) anos, a entrada será permitida apenas para pessoas com idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos completos acompanhadas dos responsáveis ou com a autorização devidamente preenchida.

O que classifica um filme?

Filmes que recebem essa classificação podem conter material considerado “adulto”. Dessa forma, menores de 17 anos só podem entrar em sessões exibindo uma produção que recebeu essa classificação se estiverem acompanhados dos pais ou de um guardião legal adulto. Da mesma forma, os “pais são incentivados a aprender mais sobre o filme antes de levar seus filhos menores com eles” a uma de suas sessões de exibição. Outros dos mais importantes fatores levados em conta pela Motion Picture Association ao classificar um filme. A MPA restringe qualquer cena de nudez a filmes classificados, pelo menos, com o selo “PG”.

“Casablanca”, dirigido por Michael Curtiz, é um dos filmes mais amados de Hollywood, combinando romance, drama e suspense político com maestria. Humphrey Bogart brilha como Rick Blaine, um cínico dono de bar em Casablanca, que reencontra seu antigo amor, Ilsa (Ingrid Bergman), em meio à Segunda Guerra Mundial. Com diálogos afiados (como “Here’s looking at you, kid”), uma trilha sonora inesquecível (“As Time Goes By”) e temas universais como sacrifício e redenção, o filme transcende sua época. Vencedor de três Oscars, incluindo melhor filme, permanece um símbolo do cinema clássico. “E O Vento Levou”, dirigido por Victor Fleming, é um dos maiores clássicos de Hollywood. Adaptado do romance de Margaret Mitchell, o filme retrata a vida da determinada Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) durante a Guerra Civil e a Reconstrução dos EUA.

O que é clássico?

Não é que não seja recomendado para menores e que os pais podem levar pra assistir, se quiserem. Já no caso dos filmes classificados como NC-17 o “buraco é mais embaixo”. Por isso também, são raríssimas as ocasiões em que os grandes estúdios estão dispostos a investir quantias significativas em filmes que iram, eventualmente, receber essa classificação. Essa é a segunda classificação mais “alta” do sistema de classificações da Motion Picture Association.

Filmes que recebem essa classificação podem conter material considerado “não adequado para crianças”. As crianças de 10 (dez) anos ou mais podem assistir a filmes com classificação igual ou inferior a sua idade sem necessidade de acompanhamento dos pais/responsáveis ou autorização. Caso assistam filmes com classificação superior a sua idade precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis ou portando a autorização devidamente preenchida. Vamos, porém, pegar as classificações indicativas de Deadpool nos EUA e no Brasil — R e 16, respectivamente. O MPAA disse que Deadpool só pode ser assistido por menores de 17 anos se estiverem acompanhados de um adulto por conter “forte violência e linguagem ao longo de todo o filme, conteúdo sexual e nudez explícita”. Dessa forma, o sistema seria “moralista”, tentando conter a ocorrência, mesmo que trivial, de palavrões e cena de sexo e nudez nos filmes, ao mesmo tempo em que não se importa que as pessoas, mesmo crianças e adolescentes, tenha contato com enormes quantias de violência através do cinema.

– Os pais devem verificar o que se passa no filme, pois pode conter conteúdo não apropriado para os filhos mais novos. No Brasil, a classificação indicativa é determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e é conhecida como ClassInd. O governo garante, no entanto, que as normas não substituem a proteção dos pais, que também precisam avaliar o que será assistido por crianças e pré-adolescentes. Segundo Roberto Sadovski, colunista de Splash, não é qualquer longa que deve ganhar tal alcunha. “Eu diria que um clássico é um filme que tem valor atemporal, que tem impacto no cinema como arte, que se ramifica para além do cinema, e que inspira cineastas a criares suas próprias obras.” Só pra você ter uma noção, no Canadá o filme poderá ser assistido por menores de 14 anos, enquanto na Austrália os menores de 15 já podem assistir, todos acompanhados pelos pais.

Isso gerou críticas dentro da indústria, o que fez com que a Motion Picture Association of America tivesse que tomar uma atitude. Dessa forma, em setembro de 1990, entrou em vigor uma nova classificação, a “NC-17” para substituir a “X”. Essa nova classificação era concedida a filmes que não podiam ser assistidos por ninguém abaixo de 17 anos. Dessa forma, a MPAA buscava criar novas oportunidades comerciais a esse tipo de filme.

Em muitos países, essa classificação influencia diretamente a distribuição e exibição de filmes e séries, especialmente em cinemas e plataformas de streaming. Por isso, muita gente, incluindo, o Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (DGA), chama a NC-17 de um grande fracasso e clama pelo seu filme, alegando que ela só serve para inviabilizar comercialmente e retalhar a obra de alguns cineastas. Além disso, esses críticos também alegam que, assim como a antiga classificação X, a NC-17 acaba por funcionar como um chamariz para o público menor de idade, que é atraído pela curiosidade em relação ao proíbido. Dessa forma, segundo eles, a NC-17 aumenta as chances que filmes produzidos para um público adulto, acabem sendo mais visto por crianças e adolescentes.


Publicado

em

por