Código de Trânsito vai mudar em 2022; entenda as principais alterações

Código de Trânsito vai mudar em 2022; entenda as principais alterações

No caso da renovação, o cidadão, através do aplicativo, ainda pode solicitar a entrega da CNH pelos correios. A troca imediata para o novo modelo não será obrigatória, ela vai acontecer automaticamente. Portanto, o condutor só receberá o novo modelo quando for renovar o documento ou emitir uma segunda via. Porém, não são todos os motoristas que podem ter os 40 pontos na CNH. Somente os mais disciplinados têm esse direito como mostra a tabela abaixo. CNH (Carteira Nacional de Habilitação)começa a valer em todo o território nacional.

Com ela, vieram algumas alterações importantes nas regras do CTB, isto é, no Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, veja algumas delas e também o que muda no dia a dia dos caminhoneiros neste ano de 2022. Dentre os impactos das alterações no dia a dia do instrutor e dos alunos, Jackeline Santos ressalta que a inexigibilidade das aulas noturnas trouxe um alívio para parte de alunos e instrutores que temiam a violência urbana. “Apesar de a maioria entender Comprar CNH quente que essas aulas também são importantes para que os candidatos à habilitação possam ter noção da dirigibilidade do veículo durante esse momento do dia. Como por exemplo, saber fazer bom uso dos faróis, saber se colocar na via quando a iluminação pública for deficitária e tantas outras situações adversas que acontecem na direção veicular no período noturno. Saliento que apesar de não haver exigência, as aulas noturnas não estão proibidas”, evidencia.

A principal mudança é o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade. A nova lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O projeto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores , uma espécie de listagem de bons condutores. Lei dos 40 pontos na CNH foi aprovada com alterações pela Câmara Legislativa e sancionada pela Presidência. No texto que entrou em vigor, houve uma divisão escalonada de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas cometidas pelo motorista para determinar com qual pontuação ele terá sua habilitação suspensa. As alterações na obrigatoriedade do exame toxicológico são especialmente importantes para os motoristas profissionais.

C) 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação. No contexto anterior, a lei recaia na multiplicação do valor da multa Comprar CNH Original pela quantidade de vezes da repetição da penalidade. No caso desses profissionais, a CNH só recebe suspensão depois de ultrapassar 40 pontos.

Passa a ser recomendado apenas em vias de faixa simples e fora de perímetro urbano. Antes das mudanças propostas o abatimento do valor de multas era de 20% até o vencimento da infração, mas a partir de agora o desconto pode ser de 40% caso o motorista opte pelo Sistema de Notificação Eletrônica . Pela nova regra, quem conduzir motoclicleta, motoneta ou ciclomotor com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos em desacordo com o Contran cometerá uma infração média. Dessa forma, o condutor será passível de multa de R$ 130,16, além da retenção do veículo para regularização.

CNH: o que muda com a nova lei de trânsito

Enquanto a segunda, leve, refere-se a quem circulava com viseira aberta ou danificada. Além disso, passa a ser obrigatório por lei acender as luzes em qualquer tipo de túnel, sob neblina ou cerração. Essa mudança é fruto de uma reivindicação antiga Comprar Cytotec dos caminhoneiros e empresas de transporte. O Código de Trânsito Brasileiro vai sofrer algumas mudanças em 2022. Para abrir o processo de renovação de CNH pelo aplicativo o condutor não poderá possuir impedimentos e/ou bloqueios em sua CNH.

Últimas notícias

O que muda agora, no entanto, é o limite de altura para utilização dos dispositivos de segurança. Crianças de 1,45 metro de até 10 anos devem usar o dispositivo de retenção por lei. Vale reiterar que, até o momento, o Contran que regulava a questão e não estipulava altura. Para quem é motorista profissional, todavia, a regra é sempre de 40 pontos, independentemente das infrações. Se enquadram nesse perfil taxistas, motoristas de aplicativos, mototaxistas e caminhoneiros.

– Motorista bêbado que matar perde direito a pena alternativa

Depois disso, é necessário pagar as taxas referentes ao processo e fazer as aulas práticas de direção veicular correspondente à categoria pretendida. A mudança de categoria de habilitação para D ou E, requer algumas exigências. Mesmo quando o tema estiver regulamentado, o motorista deve respeitar a prioridade de passagem de pedestres antes de fazer a conversão, complementa. Os deputados aprovaram a ampliação do prazo para indicação do condutor infrator e também para apresentação de defesa prévia, que subiria dos atuais 15 dias para 30 dias. O novo texto prevê o bloqueio do licenciamento de veículos com recall aberto e não atendido em prazo superior a um ano, com inclusão de restrição no CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Meu carro

Dentre as mudanças que mais impactarão a vida do motorista, a maioria diz a respeito à Carteira Nacional de Habilitação. Todos os documentos emitidos a partir de hoje passam a valer 10 anos para condutores de até 50 anos de idade. Em abril deste ano, entraram em vigor as alterações no Código de Trânsito Brasileiro sancionadas em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro . Uma das mudanças mais polêmicas à época da discussão sobre a lei no Congresso foi a que aumentou o período de renovação e o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação . As novas regras valem também para os motoristas profissionais e a validade do exame pode ser reduzida a critério médico.


Publicado

em

por

Tags: