O Elevador Lacerda é, sem dúvida, um dos símbolos de Salvador, além de ser o cartão postal da cidade, é impossível não parar e observar seus 72 metros de altura. Uma curiosidade é que este foi o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público. Entre as atrações, atente-se clube em São Paulo para a casa em que Michael Jackson aparece no clipe They Don’t Care About Us, gravado em 1995, e que hoje está à venda. O local é sinalizado com uma placa e atrai turista em busca do clique perfeito. Tem coisa mais gostosa do que receber uma massagem de quem você ama?
O Balé Folclórico da Bahia é uma experiência única de imersão na cultura baiana. O espaço conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, apropriações populares, adaptações e objetos de Jorge Amado. Também estão expostos prêmios recebidos pelo escritor e fotos tiradas por sua esposa, Zélia Gattai, documentando o dia a dia do autor. Além da visita, você ainda pode assistir às missas, é só ficar de olho nos horários. Nosso Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia, por esse motivo, a igreja mais famosa de Salvador está sempre cheia de devotos e turistas.
Em uma panela, cozinhe o brócolis e a couve-flor até que eles fiquem macios e reserve. Em outro recipiente, refogue os pimentões, a acelga e a cenoura, novamente deixando tudo guardado. Pique o abacate em fatias e monte o lanche em camadas, colocando a fruta seguida do peito de peru, da muçarela e da alface. Caso queira incrementar com ovos ou outros ingredientes, é possível. Corte todas as frutas em cubos médios, com exceção das uvas que podem ser servidas inteiras. Reserve em recipientes diferentes, para que elas não misturem, e prepare a calda.
Se você está buscando o que fazer com os filhos no fim de semana, convide-os à cozinha e preparem, juntos, uma deliciosa, saudável e refrescante salada de frutas. Espalhe bem a massa em uma assadeira redonda – de preferência com fundo removível – e leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de dez minutos. Agora, basta misturar o macarrão com a bolonhesa em um recipiente, adicionar algumas folhas de manjericão fresco por cima e servir.
Fazer um piquenique ao ar livre
Informe-se sobre exposições artísticas e culturais gratuitas que, durante a pandemia, ficaram disponíveis para visitação online. Se sua cidade está em uma fase menos crítica, com espaços abertos ao público, confira a programação no site da prefeitura e nos jornais locais. Sempre lembrando de usar máscaras e, sempre que possível, escolhendo locais abertos e sem aglomerações. Tem coisa mais gostosa do que planejar um programa a dois para celebrar datas especiais ou aproveitar o final de semana?
O Museu Geológico da Bahia é uma boa pedida para quem viaja com crianças. São mais de 20 mil peças entre rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis que contam a história geológica do estado. Adentrando o museu, melhorprospeccao.com/ é possível ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego da Baía de Todos-os-Santos e da parte baixa da cidade. Para quem não quer colocar a mão no bolso, há boas atrações gratuitas para passar o tempo na cidade.
Troca de massagem
Além de sua charmosa fachada, um dos destaques é o portão da igreja, onde estão amarradas milhares de fitinhas do Bonfim coloridas. É lá também que acontece a tradicional Lavagem do Bonfim, uma festa religiosa e profana, que atrai fiéis e visitantes. A viagem custa em média 20 centavos e dura em torno de 22 segundos. Transporta animados turistas e moradores que usam o elevador como meio de transporte no dia a dia. Se vocês gostam de ler e não têm tempo para dar atenção aos livros durante a semana, o fim de semana pode ser uma boa hora para atualizar as leituras. Livros sempre rendem bons papos e ajudam a descobrir afinidades.
Por que não apostar no clássico yakisoba em sua versão vegetariana? A receita é simples e com muitos legumes, o que a torna saudável. Os lanches com abacate vem ganhando cada vez mais fama ao redor do mundo.
Fazer a Marie Kondo
Então essas receitas são ótimas opções para deixar os dias de descanso mais saborosos. Nesse caso, não estamos falando de viagens longas, mas sim de uma escapada rápida, uma mini-viagem para um lugar próximo, só para sair da rotina. Vocês podem usar qualquer meio de transporte, seja carro, ônibus ou moto. É um ótimo programa de casal porque os dois poderão conhecer novos locais, mesmo que brevemente, além de descansar e recarregar as energias.