O exercício e a competição saudável proporcionam alternativas de socialização mais saudáveis e ativas em comparação com atividades mais sedentárias. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. Além da inclusão social, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana. Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças, o esporte ganha espaço e interesse pela medicina. “Ter boas notas deve ser a principal condição para os estudantes participarem das atividades extracurriculares esportivas, pois faz com que eles se dediquem mais aos estudos.
Os esportes são importantes, tanto para a parte psicológica do homem quanto para sua saúde corporal. A educação física ensina os estudantes a lidarem bem com o corpo e desenvolvê-lo com saúde, podendo aprender a se afastarem do que faz mal para o próprio corpo e para os outros. O esporte tem um impacto muito positivo na vida de crianças, jovens e adultos, pois permite que eles se exercitem e passem tempo com a família ou amigos em um ambiente saudável.
Por isso, os esportes propiciam também desafios intelectuais, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência humana no sentido mais amplo da palavra”, explica Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infantojuvenil, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. Paulo Muzy, médico ortopedista e fisiologista, descreve a importância dos esportes para a saúde psicológica. Segundo ele, exercícios físicos auxiliam no combate à ansiedade e depressão por fazer a pessoa viver no presente.
ano: essa importante fase de transição
Assim, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e assimilam valores como a resiliência e a empatia. Entendemos o esporte como todas aquelas atividades físicas onde o corpo se envolve em algum tipo de exercício ou movimento, em oposição ao estado de repouso que se pode ter ao digitar em um computador. Outro ponto positivo e digamos que talvez possa ser o principal, como citamos sucintamente no início deste texto, e o fato de como o esporte contribui para a nossa saúde. Toda e qualquer atividade física favorecem o não aparecimento das doenças do coração, diabetes, excesso de gordura e inúmeras doenças distintas.
Sensação de relaxamento e redução do estresse
O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto. Mais um ponto importante que justifica a prática do exercício físico, tanto em adultos quanto em idosos, tem-se a manutenção das capacidades físicas desenvolvidas inicialmente, mas mantidas ao longo da vida. As capacidades físicas podem ser perdidas em idades mais avançadas, caso os exercícios físicos não sejam mantidos. A Organização Mundial da Saúde preconiza entre 150 e 300 minutos por semana de atividade física, em intensidade de moderada a vigorosa. (2019) mostra que, de fato, a atividade física promove muitos benefícios à saúde do praticante, mas os autores analisaram separadamente os benefícios entre práticas em intensidade moderada e práticas de intensidade vigorosas.
Como assistir futebol ao vivo grátis: guia completo
Ao promover o respeito e o trabalho em equipe, a prática esportiva tem se mostrado uma ferramenta poderosa. Capaz de combater alguns problemas da sociedade como o racismo, o machismo e outras formas de preconceito. A importância do esporte é que ele permite que a pessoa exercite seu corpo para mantê-lo em um bom nível físico, além de permitir relaxar, descontrair, esquecer a rotina, liberar tensões e, além disso, se divertir. O esporte é uma atividade que os seres humanos realizam principalmente para fins recreativos, embora em alguns casos possa se tornar uma profissão de uma pessoa, se dedicar intensamente a ela e melhorar permanentemente sua técnica e resultados. Nas linhas a seguir, iremos detalhar mais a fundo como, desde os primórdios, o esporte faz parte de nossa vida e contribui favoravelmente para que vivamos melhor. Realizar exercícios é fundamental para a adoção de um estilo de vida saudável.
O sistema imunológico é responsável por combater as doenças que acometem o corpo. O estímulo causado pelos esportes favorece a produção de linfócitos, as células de defesa do corpo humano. O médico explica que a depressão geralmente é associada ao pensamento excessivo sobre o passado, e a ansiedade com a preocupação excessiva com o futuro. Ao fazer musculação, por exemplo, a pessoa é obrigada a lidar com o peso que a está desafiando no momento, já que o peso pode até mesmo cair sobre ela. Por tudo isso o esporte pode ser considerado um importante instrumento pedagógico, que pode aumentar o rendimento escolar e contribuir para a formação do indivíduo.
Para além dos benefícios químicos e biológicos, os esportes ainda têm importância na inclusão social de comunidades marginalizadas. Durante a prática da atividade física, o neuro-hormônio endorfina é liberado no corpo. A disseminação Senhor Esporte dela no corpo gera a sensação de relaxamento, afastando o estresse. As vantagens químicas geradas pela prática de exercícios podem ajudar aqueles que estão em processo de abstinência a lidar com a falta de droga.
Segundo os autores a atividade física moderada se mostrou eficaz como proteção ao estresse, já a atividade física vigorosa se mostrou eficaz como fator protetor para obesidade, hipertensão e diabetes. Durante a última década, os cientistas analisaram como os exercícios podem melhorar a função cerebral. Independentemente da idade ou nível de fitness, estudos mostram que praticar esportes fornece alguns benefícios excelentes para seu organismo. Mesmo longe dos alunos, a escola segue engajada em continuar com esses estímulos. Por isso o Colégio Positivo colocou em prática o projeto MEXA-SE + no qual os alunos têm aulas com professores de diferentes modalidades esportivas. Sabemos que eles estão se dedicando a estudar as aulas de ensino remoto, mas que têm perdido e muito em desenvolvimento cognitivo e muscular pela falta do movimento físico”, explica Caio Capra, Coordenador de Esportes e Cultura do CIPP, do Colégio Positivo.