Você ainda pode inovar e adicionar ao preparo outros ingredientes, como caldas ou creme de baunilha. Hoje em dia, tá todo mundo correndo o tempo inteiro e, por isso, sua cafeteria pode – e deve! Experimente observar os horários de pico e deixar separadas as embalagens para viagem, acelerando o processo nos períodos de maior movimento.
Ainda respirando ares europeus, mais especificamente, italianos, o espresso panna entra na lista de “primos” do cappuccino e do café com leite. Ele nada mais é, como o nome já diz, do que uma mistura incrível de café espresso + panna – creme de leite fresco batido na hora. Essa variedade é geralmente confundida com o café com leite ou com o cappuccino e até chamada de “cappuccino com mais leite” em alguns lugares, mas ela tem menos espuma, entre outras características diferentes. Além disso, margens exorbitantes podem ser benéficas aos negócios, mas correm o risco de não serem aceitas pelos clientes. Nesse caso, ao invés de conquistar e fidelizar, a cafeteria perde consumidores.
Diferenciais para Cafeteria: Como se destacar em um mercado competitivo
E, pela nossa experiência, mesmo em se tratando de Brasil, isso funciona. O Café Compartilhado raramente é utilizado por “espertinhos” para não pagar a conta. É importante que ele seja diversificado para que seja capaz de atender ao que o público procura. Porém, evite elaborar um cardápio muito extenso, o que pode torná-lo confuso.
Cafeteira Nespresso: entenda as diferenças de cada modelo
Essa cafeteira Nespresso tem capacidade para 10 cápsulas, reservatório de água de 1,2 litro e um design compacto e elegante. Com um design moderno, compacto e sofisticado, a Lattissima One possui alavanca cromada, brilho sutil e padrões de linha fosca, proporcionando prazeres simples como degustar a sua bebida favorita. E para usá-la basta encher o jarro de leite com a quantidade que você deseja e a máquina Lattissima One irá espumar diretamente em sua xícara. E com seu único botão, você poderá fazer qualquer receita que desejar, instantaneamente. Inspirada na arquitetura urbana, a CitiZ agrada tanto aos apaixonados por café quanto aos amantes do design. Premiada com o Red Dot Design Award, ela conta com dois botões, de Espresso e de Lungo, parar extrair seu café de forma elegante, assinando toda xícara com o crema inconfundível da Nespresso.
Opções como os cafés especiais, moídos na hora e coados podem ser um diferencial também. Pensando no exemplo acima, um público-alvo que inclua empresários e administradores tende a ser mais apreciador de café e de suas variações. Para entender melhor o que os seus clientes gostam de consumir, também é ideal analisar a concorrência, percebendo a preferência do público. Isso é um capital restaurante relativamente baixo se comparado a uma cafeteria tradicional e a vários outros tipos de negócio. – Quiosque geralmente se localiza nos corredores de shopping, galerias, e não apresenta espaço para a circulação de clientes. Tem uma estrutura menor, que pode ter diferentes formatações como por exemplo, balcão de atendimento, display de produtos ou uma mistura dos dois itens.
O ticket médio nada mais é do que um levantamento de quantos clientes foram atendidos em determinado período e quanto em média cada cliente gastou. Independentemente das variações, é sempre importante tirar uma média de todos eles para se chegar a um cálculo adequado da margem de lucro. Calcular a margem de lucro de uma cafeteria inclui determinar o custo médio variável, os gastos para a produção dos itens vendidos, gastos com impostos e taxas cobradas por operadoras de cartão de crédito ou débito. Assim como as demais ondas, a tendência é que a quarta se popularize e faça parte do dia a dia das pessoas. E isso não seria um problema, mas é muito mais rentável haver troca de conhecimento, em que os dois compartilham experiências e criam uma comunidade de coffee lovers que têm a sua cafeteria como casa. Como se pode notar, o menu da sua cafeteria varia de acordo com a localização e com o seu público.
3. Plano de Negócio
Torras claras, diversos tipos de métodos de extração, cafeterias pequenas e aconchegantes, investindo em exclusividade e cafés com sensoriais complexos. A segunda onda foi caracterizada pelo nascimento de redes de cafeterias, focadas em qualidade, com torras frescas e variedade de origens. É quando o café sai dos lares e passa a ser consumido em lugares confortáveis e que proporcionam experiências únicas. O seu interesse em melhorar o seu negócio é exemplar, assim como o conteúdo que enviaremos para ajudar nessa missão. Bastam alguns instrumentos – como palitos de madeira, chocolate em pó, canela ou caldas – para soltar a criatividade. Os desenhos, nesse caso, são feitos sobre o leite vaporizado e o palito serve como uma caneta para desenhar os contornos.
Foi pensando nisso que trouxemos mais ideias para você um guia de sabores e métodos diferentes para fazer o café da sua cafeteria se destacar dentre os demais. Por exemplo, se a sua cafeteria fica em um bairro cercado por empresas, prédios e escritórios, provavelmente terá um movimento maior de pessoas e, possivelmente, será um sucesso. Para isso, você precisa saber o que vai agradar o seu público, dispondo de bons ingredientes, servindo o que o cliente procura e oferecendo o melhor atendimento. A Zanotti Refrigeração é uma empresa com mais de 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos para os segmentos do ramo alimentício. Oferecemos também assessoria completa no seu projeto, tirando a sua ideia do papel e tornando realidade o seu sonho de ter o próprio negócio.
E para isso nada melhor que oferecer, sem custo, pequenas porções dos itens novos no cardápio, como bolos, tortas, salgados e até uma nova variedade de café ou bebida. Além de fidelizar clientes regulares, essa estratégia pode atrair novos consumidores e se destacar entre a concorrência. Atualmente, as máquinas de cartão também entram para a lista de “coisas” imprescindíveis para o bom desempenho de um restaurante ou cafeteria, preferencialmente aquelas com tecnologia contactless. Também é importante estar por dentro dos diferentes métodos de preparo do café naqueles espaços que optam por servir além do tradicional expresso.