Origem das joias: a importância dos acessórios para a humanidade

Origem das joias: a importância dos acessórios para a humanidade

Apresentar uma boa aparência reforça a confiança que as pessoas depositam em nós, sendo especialmente importante em contextos profissionais, como entrevistas de emprego e reuniões de negócios. A Imagem Pessoal vai além da aparência física e desempenha um papel essencial em diversos aspectos da vida de uma pessoa, influenciando o modo como os outros nos veem. Também devemos considerar que as joias têm um valor afetivo, ou seja, servem de memória para algum momento especial.

Utilizar uma joia religiosa demonstra fé, proteção, devoção e também pode ser usada em momentos de oração. Além de terem significados atrelados a eles, esses acessórios são usados como peças estéticas e constantemente estão presentes em desfiles de moda e criações fashionistas. Como você pode ver, as joias estiveram presentes ao longo da história da humanidade, fortalecendo a cultura das pessoas e garantindo a elas estilo, beleza e proteção. Portanto, agora que sabe disso, invista em joias que possam tornar seu visual incrível e super estiloso.

Como em toda história contada, é difícil saber quando ou como as joias se originaram. O primeiro passo para desenvolver uma Imagem Pessoal marcante é descobrir seu estilo próprio, pois é esse estilo que refletirá sua essência e individualidade. As Joias têm desempenhado um papel significativo na moda e na cultura há séculos, e sua importância na Imagem Pessoal transcende o simples valor estético, indo além do aspecto meramente decorativo. Joias como Colares de Pérolas, Brincos de Prata e Pulseiras em Ouro podem instantaneamente acrescentar elegância e sofisticação a qualquer visual. A Construção da Credibilidade e Confiança passa por uma Imagem Pessoal bem-cuidada.

Esse período foi bastante rico para a área da joalheria com grande uso e desenvolvimento de peças com esmeraldas, safiras, pérolas e rubis. Quando falamos dos povos Etruscos para compreender a história das joias, viajamos para o ano 8 a.C, quando esse povo era bastante avançado em várias áreas. O surgimento da Revolução Industrial e a evolução dos processos de fundição de metais pesados e preciosos aceleraria a fabricação de itens mais acessíveis para as camadas sociais mais populares conhecidas como imitação ou bijuterias. Lembrando que, antes da Revolução Industrial, a manufatura francesa também já havia se dedicado à fabricação de joias mais baratas, fabricadas em série e com medidas gerais.

Qual a importância de usar joias?

A importância das joias para a humanidade

Posteriormente, a joia se tornaria em algo bastante presente entre os donos de terra, reis, nobres e representantes das guardas ainda na Idade Média europeia. A Bautz é uma fábrica de joias com mais de 45 anos de experiência no mercado nacional. Peças de alta joalheria compõem coleções exclusivas, além das produções sob encomenda para sua joalheria ou pasta. Por outro lado, é preciso bom senso para escolher a joia de acordo com cada ocasião. Ou seja, nem sempre o que tem alto custo monetário é considerado uma joia e vice-versa. Na verdade, o conceito de joia também pode ser relacionado ao valor subjetivo dado a um determinado objeto que independe de sua raridade ou preço.

​A importância da Idade Média

​Outro fator que marca essa fase é a questão religiosa, nesse período histórico Deus está no centro das concepções religiosas ainda nos tempos do Teocentrismo. Nessa fase, o uso das joias também marca a presença das classes sociais pulseiras através do uso de adornos. A joia e suas pedras sempre esteve presente na humanidade e em diferentes culturas o que determina o uso de adornos como um fator da característica humana em seus diferentes níveis de relação social.

Brincos, cordões, anéis e braceletes… Entre outros produtos relacionados à moda e ao comportamento humano, sempre ficamos curiosos por conhecer a história das joias. Nos designs da marca, é possível se conectar com a natureza, realçando a beleza natural das mulheres. Suas composições trazem à tona aquele encantamento ímpar que as mulheres têm dentro de si. Esse é um dos principais motivos porque as mulheres hoje em dia utilizam joias nas mais diversas situações da sua vida.

Após a valorização das joias de ouro, notamos um novo significado para que serve a joia, pois começou a estar ligada à representação de riqueza e status financeiro. Porém, com o passar dos anos, as joias também ganharam um espaço importante na vida das pessoas, simbolizando momentos especiais, memórias e crenças religiosas. A história das joias ocorreu a milhares de anos atrás, pois está relacionada à época dos povos indígenas e tribos africanas, que valorizavam muito os acessórios para embelezar seus corpos nos rituais e também no dia a dia. Por outro lado, mulheres que preferem peças de linhas retas e atemporais e que apresentam personalidade conservadora, voltada para a tradição, joias clássicas como colares e brincos de perola e anéis solitários são os preferidos.

O que é uma joia? Entenda esse conceito de uma vez por todas!

Elas simbolizam um momento especial, como o casamento, uma herança, com um colar em que foi passado de geração em geração na família, um acessório religioso e muito mais. São acessórios muito importantes, pois dependendo para que serve a joia, ela consegue resgatar memórias, proteção e felicidade. Ainda na Idade Média, temos o período bizantino quando as joias religiosas simbolizaram a adesão das pessoas em relação à crença da Igreja. Nesse período temos o desenvolvimento da policromia que integraria o uso de várias cores sobre a mesma figura e da filigrana que permitiria criar desenhos e formas sobre fios mais finos de metal. As mulheres romanas que eram casadas com homens importantes usavam anéis, cordão, colar, braceletes e diferentes acessórios para acompanhar seus maridos publicamente e dentro dos palácios.


Publicado

em

por

Tags: