Uma nova estrutura, uma nova máquina, um novo mecanismo, uma nova peça nasce da ideia de um engenheiro, arquiteto ou técnico, em geral sob a forma de imagens no seu pensamento. Auxilia no planejamento e cálculo correto dos insumos, materiais, mão de obra e cronograma das etapas a serem seguidas com maior agilidade resultando em economia de tempo e dinheiro.
Dessa forma, entender as formas de aprendizagem por meio de um ensino prático-reflexivo, é de suma importância para o desenvolvimento do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A pesquisa de caráter exploratório bibliográfica visa analisar os estudos que se propõem a auxiliar os docentes e discentes em adquirirem aptidões essenciais para atingir competências em zonas indeterminadas da prática. Algumas tentativas de discussão sobre o ensino e a constituição de uma verdadeira universidade no Brasil foram abordadas nesse artigo, por meio de análises de documentos e entrevistas como a Conferência Episcopal Latino-Americana – CELAM e a Carta para a Educação dos Arquitetos- UNESCO/UIA. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior brasileiras devem reestruturar a sua forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo; visando a formação de profissionais reflexivos, criativos e colaborativos, uma vez que estas contribuirão efetivamente para a consolidação da formação social e ética do Arquiteto e Urbanista no Brasil. Atualmente existe uma grande preocupação, mesmo que ainda insuficiente, em evidenciar e acima de tudo formar profissionais arquitetos e urbanistas com uma visão complexa para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Repensar a atuação desse profissional de forma a compreender a sociedade como um todo, é de suma importância para a formação de profissionais reflexivos, colaborativos e criativos que visem o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos arquitetos na relação com a sociedade?
Além disso, a arquitetura também teve um impacto prático na sociedade, criando espaços que atendiam às necessidades das pessoas em diferentes épocas e contextos. Atualmente, a arquitetura tem um papel fundamental na sociedade, pois pode influenciar no bem-estar das pessoas. Ao criar edificações e espaços que atendam às necessidades e desejos das comunidades, a arquitetura projeto de arquitetura pronto pode contribuir para a criação de ambientes agradáveis e saudáveis para se viver. Além disso, esses profissionais também estruturam os processos e adaptam os desejos do cliente à realidade, visando a harmonia, a estética e a funcionalidade dos espaços. Ela reflete as crenças, valores e tradições de um povo, além de ser responsável por moldar a paisagem urbana.
Qual a origem da palavra Arquitetura?
Os educadores arquitetos e urbanistas devem repensar sobre o que ensinam, exigem, direcionam e estimulam em sala de aula. É importante salientar que não se deve ser contra a áreas consideradas mais nobres da arquitetura e urbanismo, entretanto é importante formar um profissional complexo que saiba analisar e compreender as questões do seu entorno e não só aquelas que mais lhe é financeiramente viável ou que o mercado está solicitando. Enquanto outros setores da sociedade não se manifestam, o embate dependerá em grande medida da própria academia. Tendo em vista que a universidade não é um bloco monolítico, a esperança é de que grupos de pesquisadores venham a crescer, conjuntamente com a conscientização dos movimentos sociais, e a resistir a esse processo de mercantilização que vem engendrando nas bases da educação superior mundial. Vale ressaltar que o artigo não tem a pretensão de cobrir toda a amplitude do debate, e tampouco de abranger todas as especificidades sobre o ensino/aprendizagem dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Arquitetura e Urbanismo e sua importância para a sociedade
As pessoas nascem em hospitais, vivem em casas, estudam em escolas e universidades, torcem nos estádios, frequentam restaurantes, bares, boates, entre outros. A clareza da importância desses profissionais para o desenvolvimento humano e nosso relacionamento próximo, fizeram com que a Tasselo mobilizasse uma equipe de especialistas para desenvolver uma plataforma exclusiva, pensada para oferecer mais recursos aos arquitetos durante a elaboração de seus projetos. Analisar e refletir sobre as atuais teorias pedagógicas, modelos de ensino, evidenciando o compromisso social do educador e de seu comprometimento com o desenvolvimento humano é de suma importância para o desenvolvimento do ensino/aprendizado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Nota-se a validade desta afirmação até os tempos presentes, nos conteúdos de disciplinas que nada modificaram esta situação. Sem a devida reflexão própria, sem ser capaz de interpretar sua própria história e suas reais necessidades, professores adotam ingenuamente conhecimentos que não se aplicam à nossa realidade, nem tampouco às diferentes realidades presentes num país continental como é o Brasil. Em entrevista com a coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo, professora Carla Tames, explica que os arquitetos e urbanistas tiveram, desde sempre, sua importância para construção.
Nossas escolas universitárias, quando muito, mantêm sua clientela informada dos resultados das investigações feitas sobre problemas de outras realidades, e não daqueles emergentes das necessidades e desafios de nossa nação e de nosso povo. Cada profissão é regida por leis, órgãos, entidades e normas que auxiliam de forma correta cada profissão. No caso da engenharia e arquitetura, as NBR’s são regidas pela ABNT — associação brasileira de normas técnicas. O erro mais comum em relação ao arquiteto é achar que o engenheiro é o profissional responsável pelo gerenciamento espacial, atribuição básica do arquiteto, atribuindo assim ao engenheiro a função espacial e não estrutural. Se tratando de atribuições hoje existem leis e resoluções, como as Resoluções N° 21 e 51, que definem as atribuições legais de cada uma das duas profissões seja separadamente ou em conjunto. Tenho uma leitura diferente hoje sobre os professores que julgava terem personalidades um tanto duras e com ideias fixas.
Reinventar espaços já existentes a partir de reformas e restaurações, é uma forma de ampliar as oportunidades de trabalho”, explicou a professora Carla. A Tasselo tem mais de 20 anos de experiência no mercado mobiliário, colaborando constantemente com arquitetos, arquitetas e outros profissionais da área para levar qualidade, conforto e segurança aos mais variados empreendimentos. O design arquitetônico pode afetar diretamente o conforto, a segurança e o bem-estar das pessoas em um determinado espaço.