Quais são as principais regras no Airsoft? Blog

Atualmente, Minas Gerais é um dos estados com o maior número de praticantes, o que rendeu a criação da Federação Mineira de Airsoft. Porém, é possível encontrar empresas que oferecem os jogos em todos os cantos do Brasil. Fora do ambiente dos jogos, mantenha a arma sempre longe do alcance de crianças.

Cuidados no manuseio da arma

O jogador que se declarar “morto” não pode entregar a posição do adversário, afinal, “morto não fala”.

Quais são as regras do airsoft?

– Qual Idade mínima para jogar airsoft?

A munição das armas de airsoft são chamadas de Ball Bearings, ou BBs, e são projéteis de plástico com aproximadamente 6mm de diâmetro. Granadas e acessórios como Minas Claymor, só podem ser utilizadas caso não dependam de ignição através de pólvora.Recomendamos o uso de equipamentos industriais, à base de gás ou mola.Para outros equipamentos específicos consulte a organização pelo email Além disso, outra regulamentação importante diz respeito à proibição da retirada do óculos de proteção ou de outros equipamentos de segurança, mesmo por curto espaço de tempo. O Airsoft é um esporte de tiro, que simula situações de combate em locais designados para os jogos.

Dia Mundial do Rock: saiba qual é hit do ano em que você nasceu

As armas elétricas são as mais comuns pois dependem de uma bateria elétrica para funcionar. Como é considerada uma arma padrão para os jogadores ela pode ser automática ou semiautomática. O Airsoft no Brasil começou a ser divulgado em 2003 depois de vários debates  da DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS, logo após passou a ser conhecido no órgão do governo brasileiro.

Os cenários procuram ser o mais realista possível, com vários obstáculos ou em ambientes com muitas salas e corredores. O objetivo é que o nível de dificuldade seja extremamente elevado, aumentando o grau de concentração e, consequentemente, os níveis de adrenalina. O airsoft pode ser praticado tanto em ambientes confinados como em campo aberto. O fabricante, comerciante ou importador deverá manter os dados do comprador e do modelo de arma vendido pelo prazo de 5 anos, para possível fiscalização das forças militares. A lei brasileira diz que esses dispositivos não são simulacros e devem ser tratados como armas de fato, visto que, atiram de verdade.

De acordo com a Portaria 56-Colog, as armas de Airsoft se enquadram na definição de arma de pressão. Essa é uma diferenciação importante, já que elas não se encaixam na categoria simulacro. Dessa forma, elas podem ter sua comercialização feita de forma segura e legal. No entanto, muita gente não conhece a legislação do Airsoft no Brasil. Saber quais são as regras é de extrema importância para o cuidado com os jogadores e também com as outras pessoas.

Os jogadores, ou players, utilizam armas que são réplicas de armas reais, só que de pressão, e claro, sem o caráter mortal. As práticas da atividade tentam encenar as atividades militares verdadeiras, mas com toda segurança possível. O airsoft é um esporte de simulação militar que utiliza réplicas de armas de fogo (as chamadas armas de airsoft) que disparam pequenas esferas plásticas. Não serão permitido o uso de equipamentos e acessórios não relacionados acima. Para equipamentos e acessórios de combate, o dano causado será explicado no Capítulo -Morte e ferimento. Em caso de proibição especifica de algum item aqui relacionado a equipe organizadora do evento ou operação deve estabelecer as limitações ou impedimentos quanto ao uso.

Somente ele pode realizar o atendimento aos demais operadores em caso de HIT. Quando o médico esta em HIT ele não poderá prestar atendimento a si mesmo. Independente das características físicas de cada arma, ele estará enquadrada na classe e emprego tático única e exclusivamente pela potência em FPS de seu disparo. O Jogador pode recarregar seus mags todas as vezes que retornar à Base. Quando executar um disparo, tenha certeza que esta obedecendo a distância mínima para a utilização de seu equipamento.

Na ocasião, ficou estabelecido que são armas de pressão aquelas que “o princípio de funcionamento implica no emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil”. Há ainda, alguns equipamentos que são opcionais, mas de uso recomendável, como coletes, joelheiras, coturnos, proteção facial completa. Como por exemplo, é necessário proteger os olhos, porque airsoft caso alguma munição acerte os olhos de algum jogador, as consequências podem ser severas, como cegueira. Portanto, aqueles que não usarem os óculos especial para o jogo, podem ser desclassificados. A Safe Zone é uma parte do campo de airsoft que fica mais afastada e com pouco movimento, servindo como zona salva onde não pode ocorrer jogo nem tiros.

Protocolado pelo deputado Neto Carletto (PP-BA), o projeto de lei que pretende regulamentar a modalidade desportiva com armas de airsoft segue tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília. Uma partida pode ser praticada ao ar livre ou em close-quarters combat (CQB), que em português significa combate em ambientes confinados. Pode haver uma variedade no número de jogadores, sendo possível criar uma disputa tanto com dois grupos pequenos, quanto com grupos de mais de 1500 participantes, como é o que acontece no Border Wars, o maior evento de airsoft já registrado. Nada mais é do que um jogo de simulação militar, pois o esporte tenta e aproximar o máximo possível das reais operações militares e policiais. A prática esportiva do airsoft tem crescido consideravelmente no Brasil, por ser uma opção diferente de lazer e por possuir uma disciplina própria, com práticas de segurança bem definidas.

Segundo a lei em vigor, o proprietário deve levar a arma de forma discreta e não ostensiva. Além disso, o portador da arma de pressão também deverá sempre conduzir o equipamento com o comprovante da origem lícita do produto. A comercialização dessas armas só pode ser feita para brasileiros com mais de 18 anos. A venda para menores de idade pode resultar na punição do comerciante, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Publicado

em

por