Banco do Brasil e MEC lançam parceria para valorizar 100 mil professores da educação básica

A chamada sociedade do conhecimento, caracterizada pela fluidez da informação, pela aceleração tecnológica e pela globalização dos saberes, impõe à escola e ao professor o desafio de repensar suas funções, metodologias e finalidades. Nesse cenário, o ensino tradicional, centrado na transmissão vertical de conteúdos e na memorização, mostra-se insuficiente para responder às exigências de um mundo em que aprender tornou-se um processo contínuo, interativo e colaborativo. Modernização – Ao todo, o programa “Conecta Educação” vai entregar 36 mil Chromebooks com carrinhos móveis para todas as escolas estaduais, um investimento de mais de R$ 64 milhões.

Procuramos, com suas obras, compreender a potencialidade desse vínculo na produção de saberes, ou seja, no processo de ensino-aprendizagem, como os discursos/laços sociais em meio ao mal-estar implícito na sociedade atual podem atuar positiva ou negativamente para o desempenho de ambos os atores diretamente envolvidos. A professora de Língua Portuguesa da escola, Lorena Rodrigues, acredita que o “Conecta Educação” trouxe várias possibilidades para o desenvolvimento dos estudantes e qualidade de ensino para os educadores. “Eu acredito que a chegada dos chromebooks na escola foi algo maravilhoso, porque hoje nós estamos em um mundo cada vez mais tecnológico, digital, e os nossos alunos precisam aprender a usar essas ferramentas e precisam ter a possibilidade de utilizar essas tecnologias. Ao testar recursos de entretenimento como ferramenta educativa, observamos curadoria de conteúdo, trilhas de aprendizado, gamificação suave e métricas de engajamento que ajudam a conectar conteúdos de tecnologia de consumo a hábitos de estudo e autoaperfeiçoamento. A motivação nasce da história, da progressão visível e de recompensas alinhadas a metas de desenvolvimento pessoal.

Entretenimento como ferramenta educacional: IPTV TESTE, motivação e o potencial pedagógico de plataformas digitais

O docente, nesse contexto, deixa de ser o centro e passa a atuar como organizador e facilitador de ambientes de aprendizagem significativos, nos quais o estudante possa explorar, questionar e produzir. Essa estrutura permite que o estudante tenha autonomia para organizar seus estudos, sem abrir mão da interação direta com professores e colegas — algo essencial na formação humanística e reflexiva proposta pelo curso. A especialização do Colégio Pedro II tem como objetivo oferecer uma formação sólida e interdisciplinar, voltada à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação e as transformações sociais que impactam o ensino no Brasil. Esportes, Fitness e tecnologia estão cada vez mais entrelaçados, com wearables, sensores de movimento e plataformas conectadas que transformam o treino em um processo pedagógico. Monitores de frequência cardíaca, cadência e padrões de movimento fornecem feedback em tempo real, enquanto IA ajusta volumes, intensidades e recuperação.

Conectando Educador e Educando

A unidade adotou os equipamentos como ferramenta de apoio em atividades pedagógicas diversas — de pesquisas e trabalhos colaborativos a avaliações. O estudante do 5º ano do ensino fundamental, Jonata Davi Rodrigues, reforça a importância da tecnologia na escola. Vamos ter muito mais tempo e também vamos ajudar a natureza porque vamos usar menos papel”, comentou. A mudança de paradigma exige deslocar-se de uma lógica de controle e homogeneização para uma lógica de confiança, diálogo e diversidade. Para Freire (1996), isso demanda uma postura ética e política do educador, comprometida com a emancipação dos sujeitos e com a transformação da realidade social.

Ao final do curso, o egresso será capaz de planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às demandas contemporâneas da educação brasileira. Esse curso tem como principal objetivo qualificar professores da Educação Básica para aprimorar práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). São 380 vagas GRATUITAS distribuídas entre 23 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do Brasil. O programa é voltado exclusivamente para professores de Educação Física com vínculo público efetivo, e as inscrições vão de 9 de outubro a 3 de novembro de 2025. O foco está em integrar educação e tecnologia de forma crítica e eficaz, respeitando as diferentes realidades escolares e propondo soluções práticas.

Muitos alunos não tinham acesso à internet ou ao celular e vinham para a escola e aqui faziam a inscrição utilizando o chromebook e, com isso, nós conseguimos fechar a turma com 100% de inscritos no Enem. Se você souber usar a ferramenta, com certeza vai acrescentar na sua vida, assim como acrescenta na minha”, frisou Beatriz. Entre as escolas públicas estaduais e municipais em Minas Gerais, por exemplo, cerca de 44,6 % das escolas têm internet para uso dos alunos, com 62,2 % usável para aprendizagem, e 58,5 % disponibilizam computador de mesa para estudantes.

A especialização busca contribuir para a formação continuada de educadores e pesquisadores, com foco na prática pedagógica e na reflexão crítica sobre o ensino das Ciências Sociais na Educação Básica. O curso é destinado a professores(as) da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns e desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva. Para que a Educação Digital não fique apenas no discurso das políticas públicas, é essencial que cada escola — junto com sua gestão e corpo docente — trace um plano realista de implementação, considerando suas condições locais. Isso significa diagnosticar a infraestrutura disponível, mapear competências docentes e compreender o acesso dos estudantes às tecnologias.

O que é educação digital?

Nessa concepção, a autoridade docente é construída a partir do diálogo, da escuta e da partilha de responsabilidades, e não da imposição vertical do saber. Na disciplina de Biologia, em especial, eles ampliam as possibilidades de acesso a conteúdos diversos, como imagens, vídeos e textos, que enriquecem a compreensão dos alunos. É uma ferramenta fantástica e extremamente útil, que não só apoia o trabalho do professor, mas também potencializa a realização das atividades em sala”, avaliou o professor Allysson Quintino de Oliveira.

O discurso do mestre é o discurso do inconsciente, para Lacan, também considerado discurso da impossibilidade. Esse ser cognoscente – sujeito capaz de aprender – que somos lida diária e intrinsecamente com o ‘ser’ cognoscível – objeto que pode ser aprendido – com o qual se relaciona; seja esse objeto inanimado ou animado, essa relação produzirá conhecimento, havendo a compreensão imaginativa e concreta. Ou seja, somos expostos a informações que somente se tornarão um tipo de conhecimento quando o sujeito puder apreender, por intermédio de uma imagem construída nessa ou dessa relação, o significante que esse objeto representa. Como lembra Vygotsky (1998), o desenvolvimento cognitivo é essencialmente social; aprendemos na interação com o outro. Assim, a aprendizagem ativa é também aprendizagem cooperativa, em que o conhecimento emerge da troca, da colaboração e da construção conjunta de significados.

PRÊMIO PROFESSOR PORVIR

Quando se entende o porquê e como estudar, sua importância e alcance pessoal e social, a resistência à aprendizagem pode dar lugar ao processo formativo desenvolvido numa perspectiva omnilateral. No plano metodológico e avaliativo, recomenda-se a ampliação de estratégias que integrem avaliação diagnóstica, formativa e autoavaliativa, bem como instrumentos que capturem habilidades socioemocionais, pensamento crítico e colaboração. De acordo com Dewey (1959), aprender é um processo experiencial, no qual a ação e a reflexão se entrelaçam de forma indissociável. Assim, o estudante aprende “fazendo”, experimentando, errando e reconstruindo saberes a partir da prática. Esse princípio está na base da aprendizagem ativa, que transforma o aluno em agente do próprio desenvolvimento intelectual e social.

Em Ananindeua, na Região Metropolitana de reconhecida pelo mec Belém, estudantes da Escola Antônio Sampaio, no bairro do Icuí, vivenciam uma rotina escolar mais interativa e moderna. Para a vice-diretora da unidade que atende estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a inclusão dos chromebooks nas aulas é uma realidade inovadora e muito positiva. Um excelente repositório de ideias, planos de aula e recursos gratuitos pode ser encontrado no portal Computacional.com.br, que reúne práticas e inspirações para implementar a BNCC da Computação em qualquer realidade escolar. Apresenta conceitos fundamentais da Educação Digital, abordando o mundo e a cultura digital, além das tecnologias e do pensamento computacional aplicados à educação.

Durante o cadastro, o candidato deve anexar a documentação comprobatória exigida no edital, referente à formação acadêmica e experiência profissional. O processo seletivo não terá provas objetivas, sendo realizado por meio de Análise de Títulos e Experiência Profissional, conforme critérios estabelecidos no edital. Antes de se inscrever, é fundamental que o candidato leia atentamente o edital, que traz todas as informações sobre o processo seletivo, critérios de classificação e documentação necessária. Podem participar do processo seletivo profissionais formados nas áreas de Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política ou Sociologia, tanto em cursos de bacharelado quanto de licenciatura plena. Ter a mesa certa é investir em bem-estar e desempenho, conectando tecnologia, entretenimento e educação de forma natural.

Inspirados em Freire (1996), os educadores devem articular práticas que promovam a participação democrática, o respeito à diversidade e a formação para a cidadania. Implementar metodologias ativas sem uma reflexão sobre poder, inclusão e justiça educativa corre o risco de reproduzir desigualdades sob novas formas. Segundo Moran (2018), a curadoria docente exige sensibilidade pedagógica e domínio das tecnologias digitais, pois é por meio delas que se diversificam as formas de acesso, produção e compartilhamento do saber. Assim, o mediador contemporâneo é também um designer de experiências educativas, capaz de integrar diferentes linguagens e mídias na construção do conhecimento. Reconhecido por sua contribuição à educação básica e à formação de professores, o Colégio Pedro II vem ampliando sua atuação na pós-graduação e na pesquisa educacional, oferecendo cursos gratuitos e de alta qualidade. Essa pós-graduação é ideal para professores da rede pública e privada, pesquisadores em formação e profissionais das ciências humanas interessados em compreender e transformar o cotidiano escolar.


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